Orientação à Latex

O Látex é um produto natural e frutas e outras plantas que possuem seiva, além da seringueira, têm proteínas similares.

No trabalho e em casa o látex é encontrado em: utensílios de cozinha feitos de borracha, luvas, brinquedos, bico de mamdeira, chupeta, balões de festa, camisinha, bandas elásticas, borracha escolar, pneus e outros produtos derivados da borracha ou do látex.

Nos estabelecimentos de saúde (clínicas e hospitais) o látex é muito comum nas luvas e vários utensílios descartáveis.

Os calçados e roupas feitos de borracha (solado) contêm látex. Ex.: galochas, botas de borracha, tênis, capas de chuva, etc.

Alimentos que contêm proteínas de reação cruzada ao látex: kiwi, maracujá, mamão, banana, figo, pêssego, pera, nectarina, cereja, ameixa, tomate, aipo, nozes e outros. A planta Ficos (Ficus benjamina) contém proteínas de reação cruzada com o látex.

Também deve-se ter cuidado nos restaurantes, pois o manuseio dos alimentos com luvas de látex pode passar as proteínas do látex para os alimentos.

Como evitar o contato com o látex?

Evitar o contato com látex pode ser difícil, já que os produtos que o possuem são utilizados diariamente.

As luvas de látex são mais baratas do que as luvas látex-free (sintéticas), portanto são amplamente utilizadas. Profissionais da saúde com alergia ao látex devem utilizar apenas luvas látex-free. Seus companheiros de trabalho não devem utilizar as luvas de látex com talco, pois podem contaminar o ar com partículas de látex. O conteúdo de alérgenos do látex nas luvas varia na proporção de 500 vezes, dependendo da marca. Mesmo luvas ditas hipoalergênicas podem conter látex.

É importante informar ao hospital e ao dentista se você for alérgico ao látex.

Comments are closed.