Qual a diferença entre anafilaxia e choque anafilático?

Você sabe a diferença entre anafilaxia e choque anafilático? A anafilaxia é uma doença grave, caracterizada pela reação alérgica sistêmica, que ocorre de maneira rápida e pode ser desencadeada por diversos fatores, como no contato com determinados alimentos, medicamentos, produtos químicos, látex, insetos, entre outros alérgenos. São diversas reações possíveis, entre as quais taquicardia, urticária, queda brusca da pressão arterial, angioedema e também o choque anafilático – que é considerada a forma mais grave de anafilaxia, podendo levar à parada cardiorrespiratória.

Todo episódio de anafilaxia deve ser tratado como uma situação de emergência – mesmo quando não for choque anafilático. Uma crise pode causar um edema de glote e morte por sufocamento, por exemplo, ou mesmo evoluir para o choque.

Dessa forma, o mais importante é identificar a anafilaxia logo aos primeiros sintomas e buscar de imediato atendimento médico de urgência. Caso o paciente já tenha histórico de crise grave, vale a pena conversar com o seu médico sobre a possibilidade de portar um kit de tratamento de choque, cuja medicação pode ser injetada no caso de emergência, a fim de ganhar tempo até a chagada do atendimento médico especializado.

Conforme orienta o Ministério da Saúde, a principal medida para prevenir a anafilaxia é bloquear o contato com os elementos que podem desencadear a reação alérgica. Por isso, estejam sempre atentos aos ambientes, à alimentação e à possível presença de alérgenos.

Mais informações no site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI): http://www.asbai.org.br/secao.asp?s=81&id=857.

Comments are closed.