Saúde do Viajante: os principais cuidados com a saúde antes de curtir as merecidas férias

Verão e a aplicação do protetor solar
3 de January de 2019
Verão e o cuidado com as crianças em piscinas
9 de January de 2019
Mostrar tudo

Saúde do Viajante: os principais cuidados com a saúde antes de curtir as merecidas férias

Como janeiro é mês de férias escolares e muitas famílias aproveitam para viajar, separei algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) para os viajantes! E a primeira delas é muito simples: inclua uma consulta médica no planejamento de sua viagem. Essa medida é importante, pois, a partir de informações como local da viagem, condições climáticas, transporte até o local e particularidades da região, o médico especialista fará as recomendações necessárias – inclusive de possíveis vacinas e dos medicamentos preventivos que o viajante deve levar. Nesse ponto, vale reforçar a importância da montagem de um kit básico de primeiros socorros, que deve incluir as medicações específicas para a viagem, mas também os remédios que o paciente já toma e as receitas médicas correspondentes, que podem ser solicitadas ao entrar em outro país, por exemplo.

No caso específico das imunizações, é fundamental estar em dia com as vacinas do calendário oficial e seguir à risca as orientações médicas para a viagem. Conforme detalha a SBIM, “a vacinação do turista é importante para a proteção dele e também das pessoas que vivem nos países que ele visitará, uma vez que previne a introdução de doenças controladas nos locais de visitação”.

Outra dica é o seguro viagem. Alguns planos de saúde oferecem cobertura para diversas regiões do Brasil. Mas, em viagens ao exterior, sempre é bom contar com essa proteção extra. Vale a pena estudar as empresas que trabalham nessa área, os valores, e sempre que possível, contar com essa medida preventiva.

Por fim, três grupos devem ter atenção redobrada antes das viagens, em função da maior vulnerabilidade. Gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas devem conversar com seus médicos antes de pegar a estrada!

Comments are closed.