NEUTROPENIAS

 

Após aproximadamente meio século da primeira descrição de neutropenia congênita, vários defeitos gênicos foram associados aos distúrbios de neutrófilos.Os critérios diagnósticos descritos por Kostmann incluíam contagem de neutrófilos abaixo de 200 células/mm3, infecções bacterianas graves de início precoce comumente envolvendo seios paranasais, pulmões, fígado, pele e mucosa gengival. Sem tratamento, o óbito pode ocorrer antes de 3 anos de idade. As infecções bacterianas Aproximadamente 40% dos pacientes apresentam diminuição da densidade óssea e osteoporose. Uma pequena porcentagem apresenta defeitos cognitivos e neurológicos associados a neutropenia.

A neutropenia congênita grave acomete 3-4/1.000.000 de indivíduos e a herança é autossômica dominante. Caracteriza-se por neutropenia de início na infância (< 500 células/mm3 de sangue), infecções bacterianas de repetição e distúrbios na maturação dos neutrófilos em medula óssea. Além da agranulocitose, outros distúrbios como a interrupção da maturação de precursores de neutrófilos na fase promielocítica, linfopenia de células T, B e hipogamaglobulinemia são observados.

A neutropenia cíclica tem herança autossômica dominante e caracteriza-se por períodos de neutropenia, entre zero e o limite inferior da normalidade, com duração de3 a 10 dias e que se repetem em intervalos de aproximadamente 21 dias. Monócitos, reticulócitos e plaquetas também podem apresentar períodos de oscilação, caracterizando a hematopoiese cíclica. Entretanto, os períodos de redução do número de monócitos e reticulócitos acontecem durante os picos de contagem dos neutrófilos. Já os períodos de plaquetopenia acompanham os de neutropenia. A gravidade das manifestações clínicas é variável, existindo casos assintomáticos. As diferenças de fenótipos são observadas também em relação à idade, com ciclos bem definidos e ulceração de mucosa oral, linfadenopatia e infecções apenas nos períodos de neutropenia nas crianças, enquanto os adultos costumam apresentar neutropenia leve a moderada de forma crônica, sem ciclos bem definidos. Ao contrário do que ocorre na neutropenia congênita grave, não há evidências de risco para desenvolvimento de síndrome mielodisplásica ou leucemia mielóide aguda nos indivíduos com neutropenia cíclica.

A neutropenia/mieloperoxidase ligada ao X é uma forma variante da Síndrome de Wiskott-Aldrich. A proteína da Síndrome de Wiskott-Aldrich (WASP), codificada pelo gene WAS e seus homólogos são reguladores importantes do citoesqueleto de actina. Esta proteína atua na transdução de sinal . Os pacientes apresentam infecções graves e de repetição nos primeiros meses de vida, neutropenia (< 500 células/mm3), monocitopenia e linfopenia. A enfermidade muitas vezes é diagnosticada em idade avançada devido ao fenótipo infeccioso relativamente leve. Refere-se que estes pacientes têm risco maior de desenvolver leucemia.

Referências:

 

Condino Neto A; Grumach AS Distúrbios de Fagócitos IN Grumach AS Alergia e Imunologia na Infância e na Adolescência, Rio de Janeiro, Atheneu, 2009.

Errante PR, Antunes AA, Condino Neto a Deficiência de Fagócitos IN Sarinho ESC Alves JGB Alergia e Imunologia na Criança e no Adolescente, Medbook,, 2012, pp 103-116.

Grumach AS, Condino Neto A Imunodeficiências Primárias: Distúrbios de Fagócitos IN Antonio Carlos Lopes, Vocente Amato Neto. (Org.). Tratado de Clínica Médica. 3ed.São Paulo: Roca, 2013, v. III (in press).

Zeidler C, Welte K. Kostmann syndrome and severe congenital neutropenia. Semin Hematol 2002;39:82-8.

 

 

 

 

Defeitos de Diferenciação de Neutrófilos

Doença

Função alterada

Características associadas

Herança

Gene

Neutropenia congênita grave (3 formas)

Diferenciação mielóide

Subgrupo de pacientes com mielodisplasia (deficiência ELANE)

linfopenia T/B (deficiência GFI1)

neutropenia profunda (forma 3)

AD

AD

AD

ELA2

GFI1

G-CSFR

Doença de Kostmann

Diferenciação mielóide

Defeitos Cognitivos e neurológicos

AR

HAX1

Neutropenia com malformações cardíacas e urogenitais

Diferenciação mielóide

Defeitos estruturais cardíacos, anormalidades urogenitais e angiectasias venosas de tronco e dorso

AR

G6PC3

Doença de depósito de Glicogênio tipo1b

Quimiotaxia,

Produção de 02 Morte

Hipoglicemia de jejum, acidose láctica, hiperlipidemia, hepatomegalia, neutropenia

AR

G6PT1

Neutropenia cíclica

?

Oscilações de neutrófilos e plaquetas

AR

ELA2

Neutropenia/mielodisplasia ligada ao X

?

Monocitopenia

X

WAS

Deficiência de p14

Biogênese de Endosoma

Neutropenia, hipogamaglobulinemia, citotoxicidade TCD8 diminuída, albinismo parcial,

Falha de crescimento

AR

APBPIP’

Síndrome de Barth

Diferenciação mielóide

Miocardiopatia,,

Retardo de crescimento

LX

Tafazzina (TAZ)

Síndrome de Cohen

Diferenciação mielóide

Retinopatia, retardo de desenvolvimento, Dismorfismo facial

AR

COH1

Poiquilodermia com neutropenia

Diferenciação mielóide, Produção de 02

Poiquilodermia, Mielodisplasia

AR

C16orf57

 

Comments are closed.