Alerta: Envenenamento por Monóxido de Carbono (CO)

Recentemente vimos na imprensa nacional casos de mortes de famílias por vazamento de gás e achei importante falar um pouco sobre este tema. O envenenamento por Monóxido de Carbono (CO) pode ocorrer de forma aguda, como nos acidentes com aquecedores de ambientes e chuveiros a gás, ou crônica, por exposição em longo prazo a níveis não letais. Independentemente do tipo de exposição, o mais importante é atentarmos para as medidas preventivas, pois o CO não tem cheiro, não tem gosto e não tem cor. É um perigo silencioso e fatal – muitas vezes relacionado à morte por asfixia.

A montagem incorreta de equipamentos e a falta de manutenção estão entre as causas mais comuns de acidentes, assim como obstruções em coifas e chaminés, falta de ventilação adequada no ambiente e uso impróprio dos aparelhos.

Como forma de prevenção, é importante seguir à risca os manuais dos fabricantes dos equipamentos, adquirir somente aparelhos certificados pelo Inmetro, realizar as manutenções preventivas nas datas corretas e inspecionar periodicamente as instalações de gás. Na cartilha, a seguir, constam mais informações e detalhes sobre o tema: https://bit.ly/2SyZ9XX.

#AcidentesComMonóxidoDeCarbono #EnvenenamentoPorCO #AsfixiaPorGás #AneteGrumach Dra. Anete Sevciovic Grumach Alergista e Imunologista

Comments are closed.